Denise Schmitt Garcia
Todos sabemos da importância do hábito de leitura no desenvolvimento da criança.
Muitos pais começam a ler para os filhos quando ainda estão na barriga de suas mães. Outros incentivam a leitura através de exemplos: lendo, mostrando a importância dos livros em suas próprias vidas, levando seus filhos a livrarias e bibliotecas. Tudo para que os pequenos percebam os benefícios da leitura e se espelhem em seus pais.
No entanto, para que a leitura ocupe espaço na vida da criança, é preciso mais do que informação. É preciso ação, dinamismo e movimento. Tudo na vida de uma criança acontece no universo do brincar. Com o livro não é diferente. Investir em atratividade e envolvimento é fundamental quando se pensa em estimular a leitura e a escrita.
Criar o hábito da leitura
É aconselhável despertar o interesse da criança o quanto antes. Pesquisas revelam que, famílias que exercem o hábito da leitura têm mais chance de ter filhos leitores do que aquelas que se utilizam de outras opções de lazer. Por isso, sempre digo que o exemplo é determinante para a formação de nossas crianças! Nós, pais, somos e sempre seremos uma referência para os nossos filhos.
Vamos pensar em um jogo. A competição do livro com o game é fatalmente desleal. Colocando um contra o outro, o livro perde. Um tem milhões de palavras que remetem à escola; o outro, oferece um mundo colorido e dinâmico que remete ao lazer e à ação. Qual será a escolha mais provável de uma criança?
Precisamos ajudar os livros nesta batalha intelectual! Permitir que as nossas crianças tenham a chance de fazer descobertas na leitura, se sintam instigadas com uma estória, curiosas com os desfechos e não julguem os livros pelo número de páginas.
Despertar o gosto pela leitura em nossos filhos é uma atitude que depende também
de nosso empenho e dedicação. Sabemos que futuramente irão nos agradecer e, consequentemente passarão pelos inúmeros anos escolares com mais facilidade.
Mas o que podemos fazer hoje, na prática, para começar a promover este estímulo
em nossos filhos dentro de casa?
PRIMEIRA INFÂNCIA (0 a 6 anos)
Para as crianças pequenas, as cores, o formato, a textura e as oportunidades de interação são fundamentais para despertar o interesse pelos livros. Nesta fase, contudo, de nada adianta um livro fantástico sem alguém (adulto ou adolescente) para lhe dar vida.
Aqui vão algumas recomendações:
✓ Faça leituras pausadas, ajude a criança a observar as imagens e a prestar atenção nos detalhes.
✓ Atribua vozes diferentes aos personagens, faça perguntas curiosas sobre eles e aceite as respostas das crianças, sem pré-conceitos.
✓ Abuse da variedade de livros com texturas, sons, pop up´s e recursos que despertem a surpresa e a interação com o material.
✓ Permita-se deixar fluir a fantasia e a imaginação para, muitas vezes, mudar a estória. Uma mesma criança costuma pedir muitas vezes a leitura de um livro que gostou, exatamente porque ela é capaz de admitir muitas possibilidades diferentes para uma mesma estória. ✓ Peça para que a própria criança lhe conte a estória, da maneira dela. Os pequenos adoram se sentir participativos. Além disso, este é um exercício de início à leitura.
✓ Monte um cantinho agradável para ler. Um lugar onde eles possam se sentir livres para explorar, deitar, dormir, sonhar e fantasiar.
✓ Deixe os livros sempre perto de bonecos ou miniaturas de animais. É sempre muito divertido usar fantoches ou brinquedos para incrementar uma estória.
✓ Use papéis para desenhar hipóteses durante ou ao final da leitura. Essa é uma excelente oportunidade para fazer uma retrospectiva do que foi lido, imaginado e contado.
✓ Crie o hábito de leitura antes de dormir, ou antes do banho ou em qualquer outro momento mais conveniente para você e para o seu filho. Ler também estreita vínculos!
✓ Ao levar seus filhos para livrarias, bibliotecas e ambientes de leitura, faça um programa gostoso, com pausa para um sorvete ou algo que torne a experiência mais positiva.
✓ Compre livros de presente para os amiguinhos. Dessa forma, você estará demonstrando concretamente, o devido valor abstrato de um livro. Você passará a mensagem de que livro, é realmente um bom presente!
SEGUNDA E TERCEIRA INFÂNCIA (4 aos 12 anos)
✓ Explore diversas formas de leitura: revistas, jornais, regras de jogos, bulas, receitas, piadas, placas, manuais de instrução... Principalmente para as crianças em idade de alfabetização, tudo pode ser útil para desenvolver a leitura e a escrita de maneira lúdica e agradável.
✓ Compartilhe experiências vividas por você quando se lembrar de algo que leu junto com a criança. Essa associação de uma experiência real com uma oportunidade de leitura, pode despertar um interesse futuro.
✓ Priorize os livros clássicos, as grandes obras e os trabalhos estruturados de autores que você gosta. Hoje em dia encontramos diversas adaptações para a leitura infantil. ✓ Converse sobre o que leram e escute as contribuições de seus filhos com a mente aberta! A opinião da criança deve ser considerada para que ela se sinta estimulada a conhecer mais sobre determinado assunto e tente buscar mais informações.
✓ Se você simplesmente lhe der atenção, mostrar interesse em conversar e demonstrar reconhecimento sobre a participação da criança na conversa, será um incentivo para um outro diálogo, outra reflexão e outra leitura.
✓ Estimule a argumentação, mas garanta um ambiente de tranquilidade e parceria. Discussões sobre política, religião ou brigas por questões polêmicas são indicadas para abordar outros tipos de competência, não o incentivo à leitura, sobretudo neste momento da infância.
✓ Proponha leituras agradáveis e curtas, e vá aumentando o tamanho e a profundidade, à medida que a demanda de seus filhos apareça.
✓ Não tente pular etapas! Um artigo sobre democracia ou alta do dólar não costuma ser interessante para uma criança de oito anos, por exemplo!
✓ Faça programas de leitura em bibliotecas, museus, espaços culturais... Acrescente uma pausa para um doce, um sorvete, um hambúrguer, ou algo que torne o programa ainda mais agradável. Um momento para ser lembrado e repetido em outras ocasiões.
✓ Aceite sugestões de leitura de seus filhos. Mostre interesse por aquilo que eles tiveram interesse.
✓ Compare o que a criança lê na escola com o que ela lê em casa. Leia os livros escolares, quando possível, e comente com seus filhos, de preferência, positivamente. Se você não gostar, tente mostrar apenas que há maneiras diferentes de ver a realidade.
✓ Que tal propor uma troca de livros com outros colegas? Essa atitude, além de incentivar a leitura, promove interações, bate papos e reflexões entre eles.
✓ E na hora de comprar presentes... lembre-se sempre de que livros são ótimas alternativas!
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